Arte e Cultura Urbana -BAHIA (ACUBA)




A ONG ACUBA em atividade há mais de três anos, tem como presidente o jovem Flavio Silva de Oliveira, educador social que tem objetivo de promover ações voltadas à juventude de Teixeira de Freitas principalmente ao publico jovem e adolescente, ou em situação de vulnerabilidade social. Os  integrantes e o publico que  participam das atividades da ACUBA em sua maioria moradores das comunidades periféricas do nosso município, e todos praticam os  4 elementos do hip hop, pois entendemos o hip hop como uma manifestação cultural de afirmação das identidades afro. 




O rap, break dance, o grafite, A composição vai além de uma expressão puramente artística, é uma forma que os jovens encontraram de se reconhecer e ser reconhecido em meio ao cenário que compõe a nossa sociedade excludente. Existe momentos de reflexão sobre quais mensagens veicular por meio dos rap de MCs já renomados e nas composições realizadas pelos integrantes do projeto. Acontece também (as Batalhas de MCs, os jovens se reúnem e duelam entre si com rimas improvisadas, faladas em cima de uma batida, tocadas pelo DJ ou sem som); As rimas trazem um conteúdo repleto de ideologia, humor e sarcasmo o que acaba entretendo o público.

Os cantores do rap fazem seus shows regularmente em diferentes espaço temos o Ney Pacheco MCs que tem CDs e composição própria, assim como o Jader Julio jovens que desenvolveram seus talentos musicais.  Esses não são os únicos artistas da ONG ACUBA existe os que se destacam por meio do black dance e do grafite, Por meio do rap os participantes recebem mensagens de combate ao preconceito, as drogas, o consumismo, autoestima etc. A ONG ACUBA promove  ainda as atividades  que envolvem as mulheres negras “Cabelos Crespos e Cacheados”, em roda de conversa sobre a aceitação das suas raízes afro, o uso do cabelo crespo natural como um ato político social, já que cabelo é raiz, atitude, personalidade e combate a ideia de superioridade das características brancas.

 Existe espaço para depoimentos de jovens já em fase de transição do uso do cabelo alisado para o natural, são promovidos desfiles da beleza negra etc. Assim a ACUBA  existe para auxiliar  jovens marginalizados, excluídos, discriminados a encontrar seu espaço na sociedade e se sentirem mais fortes para enfrentar e combater as estratégias de veiculação e manutenção do preconceito. Nosso objetivo maior é inseri-los em situações que favoreça o desenvolvimento físico emocional, psicológicos, cultural, e os auxiliem na construção da sua identidade e valorização de suas raízes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário