Graffiti Festival 2016 - Bahia de Todas as Cores – BTC

O Festival


A Prefeitura de Madre de Deus, através da Secretaria de Cultura e Turismo, juntamente com o Coletivo Vai e Faz, realizam entre os dias 17 e 20 de março a 2ª edição do Festival de Graffiti Bahia de Todas as Cores – BTC. O Festival idealizado de forma colaborativa, conta com o apoio de várias bandas e DJs. Caso você ainda não conheça os trabalhos dessa galera que produz um som maneiro, dá tempo de se inteirar!
 
Este ano, a programação musical foi ampliada e conta com as seguintes atrações: Banda Batekoo, Fúria Consciente, Dj Kajaman e Dj Branco. Como sempre acontece, serão atrações gratuitas para animar os participantes do 2ª BTC. As atividades musicais acontecem na famosa pista de skate, localizada no Centro da cidade. A estrutura conta com os bares da orla para oferecer maior comodidade aos participantes. Não se esqueça, a festa começa a partir das 19h00.

#‎btcgraffitifestival
#‎nessespraytemdendê
 #‎madrededeuscidadecriativa
Patrocínio:
 #‎Colorgin
Apoio: #‎ShoppingdaBahia


Bahia de Todas as Cores – BTC


Fundado e produzido por grafiteiros e entusiastas das artes urbanas de Salvador, o Festival de Graffiti Bahia de Todas as CoresBTC, dedica-se ao fomento e difusão das artes urbanas no território baiano. A equipe representa o Coletivo Vai e Faz, cujo objetivo é agregar forças em prol da valorização da Arte do Graffiti baiano, de modo a contribuir mais vivamente com a cena do graffiti brasileiro.
 
 
O coletivo é formado pelos grafiteiros, Bigod, Chermie, Lee 27, Markuza, Vidal, Menos, Mônica e Diogo Galvão, além de contar com o produtor cultural Alan Lobo, com o pesquisador Evanilton Gonçalves e com a fotojornalista Carol Garcia. Dessa forma, a equipe une anos de experiência com a Arte do Graffiti, gestão artístico-cultural e metodologia técnico-científica em suas ações.
Confira abaixo o breve perfil de cada um:


Bigod
bigod

Envolvido com arte de rua desde 1998, Bigod hoje é ilustrador, animador e grafiteiro. Seu nome artístico lhe foi atribuído por seu mestre de capoeira. Integrante da Crew NOVA10ORDEM, é um dos sócio-fundadores do Museu de Street Art de Salvador – MUSAS. Suas intervenções estão por toda cidade. Além de Salvador, seus trabalhos já foram expostos em alguns municípios do interior baiano, nos principais Estados brasileiros como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas gerais e Ceará. Suas produções encontram-se também na Europa, em países como Itália, Alemanha e Paris. Mais sobre o artista pode ser encontrado em: bgodone.com * facebook.com/bigodone * flickr.com/bgodone10 * ilovemusas.com


Chermie
FB_IMG_1440641029408


Natural do estado do Amazonas, reside em Salvador há 05 anos. Atua como grafiteira há 09 anos. Além disso é Produtora Cultural, Ilustradora e militante do Coletivo Nacional da Juventude Negra Enegrecer e da Marcha Mundial de Mulheres, integra ainda a articulação de mulheres MUMBI. Incentivadora do empoderamento feminino, organizou eventos como o 1º Encontro de Graffiti Feminino do Norte, Campeonato de skate feminino – Lugar da mulher é aonde ela quiser (Manaus). Festival MARIA e o quarto encontro de estudantes Negros e Negras e cotistas da UNE (Salvador). Mais sobre o artista pode ser encontrado em: Instagram @chermie * Twitter @chermieferreira * facebook.com/chermie.bx


Lee 27
11949771_10153603112038754_1143157923_n


Lee27 iniciou nas ruas de Salvador em 1993, membro da Velha Escola do hip-hop baiano, ajudou a fundar a primeira posse de hip-hop, intitulada “Posse Orí”. Destaca-se no cenário artístico nacional com sua indentidade no graffiti, que é voltada para a cultura afro-baiana de religiosidade de matriz africana. Sua letras e personagens carregam elementos que representam os Orixás. Nesse sentido, suas produções de graffiti são singulares. Militante e arte-educador do movimento hip-hop baiano desde 1998, é membro da rede Aiyê Hip-Hop e do Blackitude. Protagonista de suas ações, é o fundador do grupo de graffiti OCLAN crew e membro da MAC crew da França. Já teve seus trabalhos expostos na XI Bienal do Recôncavo Centro Cultural Dannemann, em São Felix-BA e na 1ª Bienal Internacional de Graffiti de Belo Horizonte(1ªBIG), na Serralheria Sousa Pinho. Suas produções encontram-se expostas em municípios do interior da Bahia e em diversas cidades dos Estados do Norte e Nordeste. Além disso, suas produções também são encontradas na Europa, em países como França, Alemanha, Espanha e Itália.


Markuza
markuza


Markuza nasceu nos Estados Unidos e mora na Bahia há 15 anos. Começou a grafitar em 2007, e é conhecido pelos personagens lúdicos que pinta nas ruas de Salvador. Desde 2011, atua com seu empreendimento, a loja Mil Muros, única no segmento de graffiti em Salvador.
 
 
Vidal
11897121_1272411646118620_1847172508_n


Vinícius Vidal é soteropolitano, nasceu em 1986, e começou a fazer graffiti no final do anos 90. Formou-se em Design Gráfico pela Universidade Salvador – UNIFACS, em 2011. Já participou de diversos eventos em várias cidades brasileira, além de ter produzido suas intervenções na Europa, em países como Alemanha e França. Dono de um estilo próprio, é fácil reconhecer seus trabalhos através dos traços, formas e cores. Segue em atividade pelas ruas de Salvador.



Menos
menos


Menos MNS nasceu em 1990, na região metropolitana de Salvador, Lauro de Freitas. Em 2002, iniciou sua caminhada com o graffiti. Desde então, segue com suas intervenções urbanas em seu município e em outras regiões baianas. É arte-educador e ativista do movimento hip-hop.
 
 

Alan Lobo
Alan Lobo é produtor cultural em Salvador desde 2003, tendo colaborado com diversos projetos culturais na cidade, de diferentes linguagens artísticas. Participou da produção da 1ª Edição do BTC e da ação 24 Horas de Graffiti, ambas em março de 2015.
 
 

Evanilton Gonçalves
evanilton


Formado em Letras Vernáculas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Atualmente é mestrando do Programa de Língua e Cultura da UFBA, inserido na linha da História da Cultura Escrita no Brasil. Criou e administra o Blog: www.letrasnasruas.com e o Acervo Virtual: www.letrasnasruas.tumblr.com. Além disso, administra a página Rua Salvador, no Facebook, junto com outros amigos. Entusiasta das Escritas Urbanas, pesquisa o graffiti desde 2012.
 
 
Carol Garcia
10314608_4667396180828_3585439834917164922_n
 
 
Fotógrafa e jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia, Carol é especialista em Artes Visuais pelo Senac – Bahia. Desde 2008, atua como repórter fotográfica em órgãos de assessoria de imprensa, além de ser freelancer na cobertura de eventos sociais e artísticos. Em novembro de 2014, lançou, em parceria com a antropóloga Bárbara Falcón, o livro Graffiti Salvador (www.graffitisalvador.com), sobre os artistas de rua da cidade. Sua identificação com a linguagem documental na fotografia levou-a a aproximar-se do registro da cultura e das expressões populares e urbanas como temas prioritários.
 
 
Mônica
12483509_974980865906747_1753367461_n


Iniciou seus trabalhos como grafiteira em 2005, sendo uma das pioneiras entre as mulheres de Salvador a desenvolver arte nos muros da cidade. Integrante dos grupos de grafiteiras Toque Feminino Crew, CRA e Linha Rosa Crew, Mônica explora o universo feminino em seus trabalhos. Como participante do Projeto Salvador Grafita (2011/2012), foi convidada a realizar um intercâmbio cultural na Itália, deixando suas intervenções urbanas nas cidades de Roma, Sicília e Palermo. Entre as muitas participações em eventos, tem no currículo a Exposição de Telas da Rede Nami (2012) – grupo feminista que usa a arte urbana para promover os direitos das mulheres e o Festival VISIOpontos de artes visuais. Já esteve presente em encontros de graffiti como o Meeting of Favela (MOF), evento que anualmente reúne artistas de todo o país na Vila Operária, comunidade do Rio de Janeiro e é considerado o maior mutirão de grafite do mundo. Email: monica_santosreis@yahoo.com.br
 
 
Diogo Galvão
Foto_Perfil_2


Natural de São Paulo e reside em Salvador desde criança. Autodidata, iniciou na arte profissionalmente em 1998, e como artista plástico comercializava seus trabalhos de forma autônoma. Conheceu o graffiti em 2013, e desde então está imerso no mundo da arte urbana. Em 2015, foi selecionado para participar do maior festival de arte de rua da Europa, o The Urban Paint Festival, e teve oportunidade de pintar em países como Inglaterra e Espanha. Mais sobre o artista pode ser encontrado em: diogogalvao.com | facebook.com/diogo.galvao.716 |
Instagram: @diogogalvao_art





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário